MESMO COM O RIO SECO, POPULAÇÃO DE JAGUARUANA COMPLETA UM ANO SEM SOFRIMENTO NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA.


Água é vida e a falta dela, com certeza, é um grande tormento na vida de uma população. Por falar em tormento, a população de Jaguaruana não poderá, nunca mais, esquecer o que passou no ano de 2016, quando a mesma enfrentou o pior caos pela falta no abastecimento de água. Os moradores da Terra da rede que tinham que trabalhar para ganhar seu dinheiro e comprar o básico do sustento para sua família, teve, também, que tirar do seu salário para comprar água. Foi o pior momento que já vivi em toda minha vida ao longo dos meus 44 anos de vida.

Mas afinal, por qual motivo estamos abordando esse assunto no dia de hoje, véspera em que o Ex Presidente Lula será julgado por parte de seus crimes que o mesmo cometeu quando Presidente da República?
A resposta é simples, embora algumas pessoas tenham esquecido aquele dia, Foi no mês de Janeiro de 2017, mais precisamente no dia 24 em que o Rio Jaguaribe, principal responsável pelo abastecimento de água em Jaguaruana e no Vale do Jaguaribe, recebia a tão desejada água que viria para resolver o problema da falta dela que assolava a toda cidade de Jaguaruana.


Quem não lembra aquela tarde em que milhares de pessoas se dirigiram as margens do nosso Rio da Barra para ver o Prefeito de Jaguaruana, Roberto da Viúva, abrindo o canal em que a água chegaria até a sede da Cagece em nosso município?
Foi, realmente, um momento em que os Jaguaruanenses não poderão e não deverão esquecer nunca. Naquele dia, a história de Jaguaruana começava a ser contada por uma pessoa que foi chamada, até mesmo, de doido simplesmente por creditar que era capaz de, juntamente com sua equipe de Governo, resolver o problema que atormentava a população de Jaguaruana, naquele momento, ou seja, a falta de água.


Foram dias e noites ininterruptos de escavação e trabalho pesado para, no final, mostrar apenas com uma palavra, TRABALHO, que quando se quer se tem fé e coragem para trabalhar, tudo é possível. Naquela tarde Roberto estava completando, apenas, 24 dias de seu Governo e já mostrava para aos que nele votaram e também para seus adversários, que as dificuldades, por maior que sejam poderão ser enfrentadas e vencidas. Prova disso é de que seus opositores, em vez de ajudá-los a resolver o problema, preferiam ficar nas esquinas a dá gargalhadas, a dizer que o Prefeito não seria capaz e que aquele trabalho de trazer a água do Castanhão até nossa cidade, era como se enxugar gelo, ou seja, na mente de seus opositores, coisa de doido.

Mas o Prefeito não desistiu e ao contrário da gestora que lhe antecedeu e que teria assumido seu Governo em um momento em que o nosso maior Açude, Castanhão, estaria com uma capacidade de quase 30% de água em seu volume, Roberto assumiu a Prefeitura com o Açude, praticamente, seco e vendo seu povo clamar por água. Pra quem não sabe a mesma água em que chegou às margens do nosso Rio em pouco mais de vinte dias de seu Governo, estava parada, em meio ao caminho, mais precisamente na Localidade de Ilhota, Zona Rural de Russas, há mais de um ano e até então, nada foi feita pela gestão passada pra que ela chegasse até nós.


Hoje, passado um ano, o nosso Rio Jaguaribe continua seco. As chuvas caídas no ano que passou não foram suficientes para alimentar as reservas hídricas dos nossos reservatórios e mesmo assim o Prefeito não ficou de mãos abanando. Enquanto ainda se tinha um pouco de água no Rio, Roberto da Viúva, Secretário de Obras Vovô, Vereadores de situação, juntamente com o Deputado Estadual Antônio Granja, foram até o Governador Camillo Santana e em parcerias, trouxeram para nossa cidade, uma adutora de aproximadamente oito quilômetros de distância, para que nosso povo não sofresse com a falta do líquido mais precioso do Planeta, a água.

A princípio existia uma dúvida na cabeça de todos que moram na Terra da Rede, pois havia o temor em que a água sugada dos poços fosse insuficiente e se a adutora, talvez pela distância, não aguentasse a pressão da água e viesse a romper. Mas como quem trabalha Deus ajuda, os pequenos problemas que apareceram foram corregidos. A água que fez tanta falta e causou tanto transtorno no ano em que antecedeu as eleições municipais, hoje enche as caixas de águas dos cidadãos Jaguaruanenses que as viram ficar secas por quase um ano.


Estamos nos aproximando de mais uma quadra chuvosa em nosso Estado do Ceará e as perspectivas é de que tenhamos boas chuvas. De certa forma não podemos esquecer-nos do passado e lembrarmos que nossos reservatórios estão quase que, totalmente, secos e que dificilmente irão receber uma recarga que resolva de vez o problema. Portanto de três coisas nós não podemos esquecer. A primeira foi da luta travada pelo Prefeito Roberto e sua equipe, logo no início de seu Governo para trazer a água para nossa cidade. A segunda é de que devemos continuar a economizar água para que aquela situação não volte, jamais. E a terceira é de que amanhã, dia 24 de Janeiro, data em que completa um ano sem a falta de água em nossa Jaguaruana, o Brasil poderá está vendo um Ex Presidente condenado por crime de corrupção, algo jamais pensado em um passado recente. LITERALMENTE.
Compartilhe no Google Plus

Sobre jaguarverdade

Sou Casado, pai de 3 filhos, apaixonado pela minha família e pela minha querida cidade Jaguaruana... Jaguaruana Verdade, Porque Mentira tem Pernas Curtas!

0 comentários:

Postar um comentário