COMO SURGIU A FESTA DO CRISTO REI EM JAGUARUANA QUE COMPLETOU 10 ANOS? ALBER LEITE CONTA.


No ano de 2007 na cidade de Jaguaruana, um cidadão conhecido por Alber Leite que sempre praticou o esporte de MotoCross, decidiu que iria subir ao alto da montanha, ao qual chamamos de Serra que faz divisa com o Estado do Ceará e do Rio Grande do Norte. O sonho de realizar o fato, juntado a força e a coragem, fez com que esse cidadão e mais um grupo de amigos, dessem início uma das manifestações religiosa mais participativa na cidade de Jaguaruana.

Todos os anos, mais precisamente no mês de Novembro, dezenas, centenas, milhares de fiéis se deslocam, cerca de 20 quilômetros, para no alto da serra receber as bênçãos de Cristo Rei que ora é celebrada pelo Padre Raimundo, mas que foi dado início pelo nosso saudoso Padre do Céu. O evento que já se solidificou no calendário religioso de nossa cidade, completou no final da semana passada, 10 anos. Como prêmio pela data, vou transcrever uma conversa que tive com o cidadão Alber Leite, o idealizador da subida a serra que propiciou esse momento festivo.

“Boa tarde Manoel, uma pessoa me informou que você estava procurando saber como se deu início a missa do Cristo Rei na Serra Dantas. Pouquíssimas pessoas sabem de fato como se deu toda história”.

 “Pois bem, todos sabem da minha paixão por off Road, e desde que vim morar aqui em Jaguaruana em 1997 eu olhava para aquela Serra e tinha vontade de subi-la, mas nunca tive a oportunidade de ir até lá, até por não conhecer bem a região. Certo dia na oficina do Pedro Leodecio eu comentei dessa minha vontade e lá estava um senhor chamado Raimundo Barbudo que mora no assentamento Bela Vista, e ouvindo a conversa se aproximou de mim e disse que lá em cima existia um cruzeiro e um antigo cemitério, entretanto já faziam muitos anos que ninguém subia até lá. A partir daí meu interesse aumentou ainda mais. Passando algum tempo eu o procurei e propus a ele se era possível que ele me guiasse até a subida da serra, de pronto ele se manifestou que sim, não existia mais nenhum caminho e ele disse que iria na frente com um facão abrindo o caminho para que eu subisse de moto”.

 A imagem pode conter: motocicleta e atividades ao ar livre

“Marcamos um domingo para realizar essa tarefa, foi no ano de 2007, em setembro, nesse dia me acompanharam o Pedro Leodecio, Albení Viana, o senhor Raimundo Barbudo e mais três pessoas que agora não recordo os nomes. De moto somente eu e o Leodecio, na primeira tentativa só conseguimos subir até a metade da Serra pois o mato estava muito fechado. Então retornamos no domingo seguinte para concluir a subida.  Conseguimos terminar a subida quase meio dia, tínhamos chegado lá as 6 da manhã, e para a nossa surpresa existia lá realmente esse Cruzeiro e o cemitério de Anjos. O Cruzeiro estava muito deteriorado, o Cristo rei com os braços quebrados, a Cruz comida de cupins e as cruzes das covas quase todas quebradas”.

“Ao comentar sobre a nossa aventura a turma que andava de moto na época se reuniu para reformar o Cruzeiro e restaurar o Cristo rei e todas as cruzes da covas. Na época o Serrano, Genildo Viana, Albeci Viana, Pedro Leodecio, Juberto filho do Roberto, Cidartha Costa, Renam Navilly, Gazum, Raimundo Barbudo trabalharam muito na reforma do Cristo Rei, Keké...e muitos outros que ajudaram e no momento não me recordo, foram muitas viagens até a Serra para concluir o trabalho, tiveram até de dormir algumas vezes lá em cima. Quando tudo estava pronto convidamos o Mosenhor do Céu e ele aceitou celebrar a primeira missa. Dai em diante se tornou essa tradição que só vejo crescer a cada ano e me orgulho muito de ter podido de alguma forma contribuir para que essa manifestação de fé tenha tomado essas proporções. Quero adiantar minhas desculpas por ter esquecido o nome de alguém no meu relato”.

 A imagem pode conter: 2 pessoas


Somente para lembrar, essas palavras foram escritas pelo próprio Alber leite, que pra quem não sabe é o gerente da loja Leleo Móveis aqui de Jaguaruana. Nós que fazemos o Blog Jaguaruana Verdade ficamos muito grato por sua atenção e acreditamos que os que muitos ouviam falar, agora saberão de como, realmente, aconteceu. Este ano foi comemorado os 10 anos dessa linda história que foi iniciada por um grupo de pessoas, taxados como aventureiros, mas que marcaram para sempre, com letras garrafais, a na religiosidade e a fé cristã de milhares de Jaguaruanenses. Parabéns a todos e mais uma vez obrigado pela confiança de me relatar algo que poucos saberiam dizer.
Compartilhe no Google Plus

Sobre jaguarverdade

Sou Casado, pai de 3 filhos, apaixonado pela minha família e pela minha querida cidade Jaguaruana... Jaguaruana Verdade, Porque Mentira tem Pernas Curtas!

0 comentários:

Postar um comentário