Saiba qual a diferença entre sexo, identidade de gênero e orientação sexual

Neste artigo, vamos abordar esse conteúdo, diferenciar esses termos e tirar algumas dúvidas sobre cada um deles com ajuda de uma especialista

Identidade de gênero, orientação sexual e sexo são temas muitos debatidos nos tempos modernos. No entanto ainda é muito comum que as pessoas se confundam com seus significados.

Neste artigo, vamos abordar esse conteúdo, diferenciar esses termos e tirar algumas dúvidas sobre cada um deles. Para isso, o Estudo Prático contou com a opinião de uma especialista no assunto.

A autora e professora Cláudia Bonfim administra um blog sobre Educação e Sexualidade. A especialista trata nele sobre os principais temas relacionados à temática. Em um artigo específico, a estudiosa revela as diferenças entre sexo, identidade de gênero e orientação sexual.

Diferença entre sexo, identidade de gênero e orientação sexual
Gênero

Segundo a especialista, gênero “é o que determina aquilo que culturalmente seriam características do ser masculino e do feminino”. Estariam incluídos nessa classificação a anatomia, forma, vestimentas, comportamentos, valores e seus respectivos interesses. Para que isso seja determinado, são observadas diferenças históricas e culturais. Por isso, o gênero é uma categoria histórica e não uma categoria natural e espontaneamente determinada. A professora cita Scott (1995, p. 14) para fundamentar a sua afirmação “[…] um elemento constitutivo de relações sociais fundadas sobre as diferenças percebidas entre os sexos, e o gênero é um primeiro modo de dar significado às relações de poder”.
Foto: depositphotos
Identidade de Gênero

Já a identidade de gênero faz menção ao modo como alguém se identifica, se apresenta. Não só a si mesmo como para a sociedade. Nesse sentido o indivíduo pode se apresentar como um homem ou mulher ou ambos, sem levar em consideração a sua biologia ou orientação sexual. Esse último é um fator muito relevante, pois se uma pessoa se identifica como do gênero masculino, sendo uma mulher, não quer dizer que a orientação dela será homossexual.
Orientação sexual

A partir desse conceito, surge a orientação sexual. Essa refere-se ao sexo das pessoas pelas quais sentimos atração física, desejo e afeto. A partir disso surgem três orientações, segundo a professora Cláudia Bonfim: a heterossexualidade, a homossexualidade e a bissexualidade.
Heterossexualidade

A heterossexualidade é quando há atração sexual ou romântica entre pessoas de sexos opostos.
Homossexualidade

Já a homossexualidade é quando o indivíduo sente atração física, emocional e espiritual por outros do mesmo sexo.
Bissexualidade

Já a bissexualidade envolve os dois tipos de atração citadas anteriormente, ou seja, é possível se relacionar tanto com homens como com mulheres.
Identidade pessoal e sexual

Segundo a especialista Bonfim, a “sexualidade não se reduz a instintos, impulsos, genes, hormônios, genitálias, ato sexual, nem se resume somente à subjetividade ou às possibilidades corporais de vivenciar prazer e afeto. A forma como vivemos e entendemos nossa sexualidade é construída historicamente, através de um processo contínuo, através do qual construímos nossa identidade pessoal e sexual, que emerge nos desdobramentos históricos e culturais”.

A professora completa ainda que “o fato de nascermos com um determinado sexo biológico, não é suficiente para determinar a maneira como iremos sentir, expressar e viver nossa sexualidade, ou construir nossa identidade de gênero, nossa orientação sexual não pode ser determinada pela visão hegemônica de heterossexualidade como único padrão”.

Por Pollyana Batista
Compartilhe no Google Plus

Sobre jaguarverdade

Sou Casado, pai de 3 filhos, apaixonado pela minha família e pela minha querida cidade Jaguaruana... Jaguaruana Verdade, Porque Mentira tem Pernas Curtas!

0 comentários:

Postar um comentário