Jaguaruanense que é Professor da FVJ de Aracati, não esquece o mestre e presta linda homenagem ao Professor Océlio, que partiu para junto do Pai.


Por duas vezes o Blog Jaguaruana Verdade postou um pouco da história de vida desse Jaguaruanense, que apesar de ter deixado, muito novo, sua cidade, jamais esqueceu suas origens, suas raízes e seu povo. Estou falando do Advogado e Professor da FVJ de Aracati Francisco Silva, esse cidadão que assim como milhares de filhos Jaguaruanenses, chora a partida do nosso grande professor Océlio Carvalho, ou simplesmente seu Océlio como assim era chamado carinhosamente por todos.

Na tarde desta segunda Feira (10) de Julho de 2017, fui pego de surpresa por esse cara que é admirado por todos de sua família e que mais uma vez, mostra sua humildade com essa bela homenagem que faz aquele ao qual o chama de Mestre. Professor Francisco Silva teve o privilégio de estudar com o Professor Océlio as matérias de Filosofia e História no ano de 1999 quando o mesmo cursou o ensino médio na escola Francisco Jaguaribe, a qual seu Océlio amava de coração. Hoje, seguindo os passos do mesmo, a aluno que aprendeu com o Mestre, segue a sina de repassar conhecimentos que jamais serão esquecidos.

Deixo aqui para meus amigos e amigas leitoras, um texto de autoria do aluno, Advogado, Professor, Filho, amigo, irmão, enfim, tudo o que possamos delegar a esse cara que carregará, para sempre, em sua mente, a importância que o Professor Océlio Carvalho, representou para a formação de sua vida profissional. Obrigado amigo pela confiança de contar com o nosso humilde Blog para divulgar essa singela homenagem a este grande Professor que também tive o prazer de aprender com ele.

   VAMOS A HOMENAGEM!

"A morte é sempre uma surpresa. A morte é talvez a condição de maior medo, de maior susto e de maior significado da palavra saudade e das memórias que passamos a ter a partir do fim terreno de uma pessoa".

Hoje em mais uma análise da minha página do facebook fui surpreendido com a informação da morte do eterno educador Océlio Carvalho, e a partir desse fato muitas memórias surgiram:

a) as memórias do Prof. Océlio pelos corredores e salas de aulas da Escola de 1º Grau Manuel Sátiro, sempre muito atencioso com os alunos, de uma ética profissional sem precedente (anos de 1.989 a 1.996);

b) também as memórias dos colegas que compartilhavam o qual bom era ser aluno do Prof. Océlio, dos seus domínios de conteúdo, dos seus exemplos de vida, de sua condução em sala de aula (anos de 1.989 a 1.996);

c) os momentos vividos na Escola de 1º e 2º Graus Francisco Jaguaribe, quando tive a oportunidade de ter o Prof. Océlio como núcleo gestor dessa unidade de ensino público (anos de 1997 e 1998);

d) aí vem a memória que concretiza o que ouvia falar do Prof. Océlio quando apenas estudava na Escola Manuel Sátiro. Em 1.999 tive a honra de tê-lo como meu professor de Filosofia e História, ali pude experimentar as tantas verdades e as tantas qualidades citadas pelos colegas. Experimentei um homem repleto de inteligência, mas que nem por isso deixava-se dominar pela soberba ou pelo "achismo" que tudo sabia, conservava em suas aulas a humildade, a inteligência que é própria dos doutos, que não humilha e não retem para si, mas que a torna acessível. Experimentei um homem que no seu ser mais profundo amava o que fazia, que com maestria conduzia uma turma como um maestro rege uma grande sinfonia. Experimentei um homem que trazia para a sala de aula não somente simples conteúdos curriculares, mas fazia questão de expor sua experiência de vida, e isso enchia os olhos, a mente e o coração daqueles adolescentes e jovens que sonhavam com dias melhores, e com isso acontecia uma verdadeira retomada de sonhos e de esperança.

Enfim, são essas as boas memórias que agora ficam eternizadas e que faz parte da minha história de aluno, e com certeza também faz parte de um tanto de outros e outras jaguaruanenses que tiveram a honra de ser alunos do grande Prof. Océlio Carvalho.
A você mestre meu muito obrigado.
Compartilhe no Google Plus

Sobre jaguarverdade

Sou Casado, pai de 3 filhos, apaixonado pela minha família e pela minha querida cidade Jaguaruana... Jaguaruana Verdade, Porque Mentira tem Pernas Curtas!

0 comentários:

Postar um comentário