População de Jaguaruana se diz revoltada com um vídeo que foi divulgado em que um cidadão se debate após sofrer um ataque epilético.

   IMAGEM RETIRADA (ILUSTRATIVA) DA INTERNET

Indignação e Revolta é o que se tem visto no rosto da população de Jaguaruana no dia de hoje. A cidade está, completamente, revoltada depois de um veículo de comunicação local, ter divulgado um vídeo em que mostra o sofrimento de um cidadão ao sofrer um ATAQUE EPILÉTICO. As cenas são fortes e em respeito à família desses cidadãos e a inúmeras pessoas que sofrem dessa doença, aqui na cidade, não vamos mostrar o vídeo, mas não podemos deixar de expor, aqui, a revolta dos Jaguaruanenses com tal atitude que está sendo visto como irresponsável e politiqueira por parte de quem publicou o episódio.

VAMOS CONHECER UM POUCO A DOENÇA.

A epilepsia é uma das enfermidades neurológicas com maior incidência e prevalência. Afeta aproximadamente 1 em cada 100 pessoas, podendo aparecer em qualquer idade, sem distinção de sexo, raça ou classe social. A origem desta desordem pode ser por fatores intrínsecos (próprios do cérebro) determinados geneticamente, ou por fatores externos. Se um indivíduo repete duas ou mais crises devido a uma alteração intrínseca do cérebro, então se usa o termo EPILEPSIA. O cérebro é uma estrutura altamente complexa composta de células chamadas neurônios, que se conectam entre si como um circuito elétrico. Quando este sistema se comporta de forma anormal por um período de tempo, se desencadeiam as CRISES EPILÉTICAS.

Como sabemos e eu sou prova viva disso, pois tenho em minha família pessoas que sofrem com essa mazela, um ataque epilético não tem hora marcada ou local específico para acontecer. Como é uma doença neurológica, pacientes que sofrem dessa doença, são orientados a não ficarem a sós, não podem guiar transportes motorizados, tomar banho em Rios, Lagos e Lagoas, que não sejam acompanhados, como também uma séria de outras coisas que a pessoa fica limitado. Só lembrando que quem está dizendo isso não sou eu e sim a medicina que orienta.

Pois bem, na tarde desta Segunda Feira (15), no centro da cidade de Jaguaruana, um cidadão que sofre dessa doença, sentiu um ataque e ficou a se debater ao chão. Como já disse a cena é forte e pessoas que passavam no local pararam para ajudá-lo, fato que merece elogios por nossa parte. Agora, gravar um vídeo em uma situação dessas para tentar explorar politicamente e até, querer, colocar culpa no gestor da cidade no intuito de jogar a população contra o prefeito, é brincar com a situação do cidadão que teve o ataque.

Hoje pela manhã fomos às Ruas de Jaguaruana e o assunto mais abordado, de forma revoltante, foram às imagens daquele pobre senhor, que não tem culpa de sofrer de um mal que o atormenta, ter sido divulgada em redes sociais. Na oportunidade conversei com um senhor que afirmou ter um filho com esse mesmo problema. Segundo o mesmo disse que quando vir seu filho dá um ataque epilético, tanto ele quanto sua esposa ficam de coração partido sem poder fazer nada. O mesmo disse está muito triste em saber que em Jaguaruana tem pessoas que não medem o tamanho da dor da família para expor uma situação desse tipo, simplesmente levando em conta o lado político.

"Na verdade eu não sei dizer se uma pessoa que grava um vídeo que tem nas imagens um ser humano a debater no chão por conta de uma doença como é a epilepsia tem coração ou não. Sinceramente, na condição de pai de um portador dessa deficiência eu não me sentiria bem se ao vir àquelas imagens eu descobrisse que era do meu filho, felizmente não é. Acho que está na hora das pessoas pararem com isso. Ficar a divulgar o sofrimento alheio com o interesse de ganhar audiência em um veículo de comunicação que a meu ver era pra coibir esse tipo de coisa é no mínimo desprezível". Disparou o cidadão que pediu para não ser identificado.

É amigos e assim tem sido a rotina de um grupo de pessoas de Jaguaruana que não medem esforços para divulgar informações e fazer da mesma um cenário político. O vídeo que foi publicado não colocou em situação difícil apenas a identidade, moral, desse cidadão que por não ter culpa em fazer parte, da triste estatística dos epiléticos, ainda vai ter que conviver com os comentários, fruto de uma ação mal pensada de um ser humano, que talvez não saiba o que é conviver com um sofrimento desse tipo.

Enquanto isso deixo aqui uma de minhas indagações: O que leva a um ser humano agir com tanta frieza ao ver um irmão, por parte de Deus, em uma situação dessas? Decididamente já procurei resposta, mas em meu seleto grupo delas eu não consigo encontrar. 
Compartilhe no Google Plus

Sobre jaguarverdade

Sou Casado, pai de 3 filhos, apaixonado pela minha família e pela minha querida cidade Jaguaruana... Jaguaruana Verdade, Porque Mentira tem Pernas Curtas!

0 comentários:

Postar um comentário